Hospital ecologicamente correto

08/03/2006 01:14

 

Reutilização de águas, coberturas verdes, iluminação natural e gestão de resíduos, são processos que o hospital irá praticar.

 

Joinville ganhará hospital ecologicamente correto

Obra será construída com processos que não agridem o meio ambiente


De prédio verde já se ouviu falar, mas hospital ainda é novidade. Em Joinville (SC), a sustentabilidade é a aposta do Complexo Hospitalar Vida Center, que será uma obra planejada para não agredir o meio ambiente. Reutilização de água, coberturas verdes, iluminação natural e gestão de resíduos na obra e no prédio serão dos processos que o hospital promete aplicar.

O complexo pretende ser referência no atendimento de pessoas com problemas renais e, para isso, promete oferecer 160 leitos – sendo 30 de UTI – com 25 posições de tratamento de hemodiálise.

Além disso, haverá áreas cirúrgicas, com oito salas de operações, transplantes de órgãos e cirurgias cardíacas, além de um amplo estacionamento para bicicletas. A previsão é de que a obra seja entregue em até dois anos, a um custo de cerca de R$ 75 milhões.

Precedente

Além da obra de Joinville, o Brasil já tem um hospital ecologicamente correto, o Albert Einstein, cuja unidade no Morumbi foi certificada pelo Green Building Brasil como uma construção ecologicamente correta.