Suatentabilidade começa desde cedo

10/06/2011 13:45

Todos os dias assistimos alguma notícia sobre o meio ambiente, seja a chuva que inunda a cidade, desmatamento, aquecimento global e por aí vai. Esse registro é uma forma de sabermos um pouco mais sobre o que está acontecendo e o que devemos fazer para salvar nosso planeta. Mas quem tem filhos já parou para pensar que tipo de mundo deixaremos para as crianças? 

 Foge do clichê e cai na realidade a frase de que o futuro pertence às crianças. Por esse motivo, devemos ensinar desde já aos nossos filhos quais são as pequenas atitudes que podem mudar o planeta.

Uma forma bem simples e gostosa para toda a família é promover atividades nas quais as crianças possam interagir com a natureza. Assim o pequeno perceberá que faz parte do meio ambiente e que, para preservar a vida no mundo, é preciso colaborar para isso. Uma boa dica é fazer um passeio típico de sábado ou domingo, como passear no parque ou fazer um piquenique com toda família.

Nesse tipo de atividade é possível ensinar inúmeras informações úteis às crianças, como os nomes das árvores, a importância da reciclagem após a comilança ou até a experiência de mexer na terra e respirar um ar gostoso. Além de tudo que o pequeno pode descobrir de novo, ele ainda terá a oportunidade de andar com os pés livres, pisando na grama e sentindo a natureza. Para animar uma manhã e aproveitar todos esses benefícios do passeio, basta reunir a turma e levar uma toalha bem alegre, água e suco, lanchinhos leves, frutas, saquinho plástico para jogar os restos dos alimentos e bola.

Outra forma bacana de interação das crianças com a natureza é criar uma horta. Sei que algumas pessoas podem pensar que não possuem jardim em casa, tornando a atividade inviável. Mas vale lembrar que mesmo quem não possui uma grande área externa pode aproveitar os benefícios desta brincadeira. Para fazer uma horta só é preciso colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, em um espaço onde bata sol.

 

Fazendo uma horta

 

  • Separe um vaso ou uma garrafa pet. A ideia é ensinar ao pequeno a importância de reutilizar. Depois disso, corte a garrafa pet ao meio com uma tesoura e use a parte da base como vaso. Faça pequenos furos nesta parte para drenagem da água. Para que não fiquem rebarbas na base, leve-a até a boca do fogão aceso, assim elas virarão para dentro
  • Peça ajuda do pequeno para recolher pedrinhas, pedregulhos e pequenos pedaços de tijolos. Coloque-os dentro do vaso, de maneira que a base fique toda coberta. Esses materiais ajudarão a drenar a água do vaso, quando ele for molhado
  • Coloque uma camada de areia, pois ela também poderá ajudar na drenagem da água
  • Agora chegou a vez de encher o vaso com terra. É interessante que ela seja adubada com composto orgânico
  • Só está faltando o principal: a muda da plantinha. Que tal começar com menta, hortelã, salsinha ou o tempero que você mais usa na sua cozinha? Garanto que ficará mais fácil para o seu pequeno aceitar os alimentos mais verdinhos na alimentação. Coloque as mudas bem no centro do vaso e deixe-o sempre ao sol. Uma vez ao mês coloque um pouco mais de adubo, assim a planta crescerá bem feliz!

 

Envolver os filhos com o planeta é fácil, basta ter um novo olhar nos momentos que vocês passam juntos.