Práticas sustentáveis no Santander

08/04/2011 20:23

 

No dia a dia  

 

Além de criar oportunidades de aprendizado sobre a sustentabilidade nos programas regulares, são realizados treinamentos específicos voltados ao tema. O objetivo é aprofundar os conhecimentos dos funcionários para que consigam identificar no cotidiano de suas atividades, oportunidades para inserir a sustentabilidade nos negócios.

Outra iniciativa relevante é o programa Sustentabilidade em Ação, lançado em outubro de 2009. Com ele, capacitamos multiplicadores para disseminar o tema entre os 37 mil funcionários que trabalham nas Regionais e nas Redes de Agências do Grupo Santander Brasil espalhadas pelo país.

Aprendizado contínuo

Em 2009, para todos os funcionários um curso online com o objetivo de apresentar os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e oportunidades para colocá-los em prática, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. Até o final do ano, cerca de 10 mil pessoas haviam completado o treinamento.

Estes cursos online sobre temas específicos reforçam as práticas e o engajamento dos funcionários. Entre eles estão, netcursos sobre Ecoeficiência, Diversidade, ISO 14001 e sobre o programa corporativo de voluntariado,o Projeto Escola Brasil. www.santander.com.br/PEB/Manual_de_identidade_visual.pdf

As práticas sustentáveis

No Santander Brasil as questões ambientais são trabalhadas e incorporadas de modo transversal nos processos e decisões de negócios. Ao mesmo tempo, que são adotadas uma série de medidas para reduzir os impactos diretos e indiretos das atividades.

A coleta seletiva está implantada nos centros administrativos e encontra-se em fase de expansão na rede de agências, em todo o Brasil.

Metas são traçadas para diminuir a utilização total de água e energia. Usa-se exclusivamente papel certificado e reciclado além de incentivar os clientes a optarem pelos meios eletrônicos. Os móveis comprados são fabricados com madeira certificada.

A agência (Granja Viana) que é modelo em construção sustentável está avançando na incorporação desse modelo às demais instalações. A Torre, edifício que abriga nossa nova sede administrativa, já foi concebida como um prédio de baixo impacto ambiental.

O sistema de gestão ambiental está se expandido e, hoje, há sete prédios administrativos e uma agência (Fernando de Noronha) certificados pelas normas ISO 14001.

Desde 2005 é feito o inventário das emissões de gases de efeito estufa além de adotar uma estratégia de Governança Climática. www.carboclima.com.br/?page_id=348  

Na área de Tecnologia da Informação as práticas sustentáveis são adotadas com mecanismos para engajar os clientes e a sociedade na proteção do meio ambiente. Isto é feito, por exemplo, com o Papa-Pilhas, programa de coleta e reciclagem de pilhas, baterias e celulares usados. www.bancoreal.com.br/papapilhas