FAB: Nuvem vulcânica chega à região de Curitiba

10/06/2011 14:03

A nuvem de cinzas vulcânicas do Puyehue modificou a paisagem do céu sobre a fronteira entre Chile e Argentina
Foto: AFP

Roger Pereira
Direto de Curitiba

A nuvem de cinzas causada pelo vulcão chileno Puyehue atingiu a região de Curitiba, no Paraná, na manhã desta sexta-feira, de acordo com a Força Aérea Brasileira e a Infraero. A informação foi emitida pelo Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina e divulgada pelos órgãos no Twitter. Com isso, a cidade se junta a outras duas que sofrem com as cinzas em seus aeroportos, Florianópolis e Porto Alegre. A capital gaúcha é a que mais registrou cancelamentos. Apenas um dos 48 voos que deveriam deixar o aeroporto entre 0h e 11h hoje não foi cancelado.

Por conta do mau tempo, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, já havia fechado entre às 2h e às 8h. Ao retomar as operações, já com muitos atrasos e cancelamentos, todos os voos com destino aos aeroportos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram cancelados, assim como os que partiriam desses estados.

Como muitos voos de Curitiba para o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País partem de Porto Alegre ou Florianópolis, às 11h45 desta sexta-feira, Curitiba tinha, segundo a Infraero, 21 partidas e 22 chegadas canceladas. A boa notícia é que para o meio-dia, estão previstas a aterrissagem de um voo vindo de Porto Alegre e a partida de um voo para Buenos Aires. A expectativa da Infraero é que a situação comece a se normalizar no período da tarde.

Com a impossibilidade de deixar a cidade voando, a procura por ônibus aumentou e as passagens estavam se esgotando rapidamente. As partidas para o começo da tarde já haviam acabado no final da manhã.

De acordo com Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que tem coordenado o tráfego aéreo nas áreas atingidas, a nuvem está concentrada entre 6 e 7,6 mil m de altitude, segundo a última atualização, às 10h. Se mantidas as atuais condições meteorológicas, a tendência é que nuvens sigam para o Oceano Atlântico.