C40: Prefeitos das maiores cidades discutem como ser mais verde

10/05/2011 15:58

 

  A bicicleta foi a maior sensação do C40, encontro que reuniu 59 representantes das maiores cidades do mundo para discutir o que é possível fazer no dia a dia das metrópoles para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. O prefeito de Copenhague (foto), capital da Dinamarca, Frank Jensen, foi um dos grandes entusiastas do uso da bicicleta como meio de transporte. Ele mesmo diz ir ao trabalho todos os dias com a sua bike. O incentivo ao uso da bicicleta no dia a dia para combater as emissões dos automóveis também é realizado com sucesso em Bogotá, na Colômbia; Barcelona, na Espanha; e em Paris, na França. O aluguel de bicicletas na França opera 24 horas por dia, 7 dias por semana AFP/ ATTILA KISBENEDEK

 

 

Na C40, a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou para outubro de 2011 uma proposta antiga, a de alugar carros elétricos (foto). Três mil automóveis poderão ser alugados em estações por toda a cidade. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou um acordo com montadoras para viabilizar a circulação de carros movidos a bateria também aqui no Brasil. Além disso, São Paulo e Paris firmaram parceria para a troca de experiência em ações no setor de meio ambiente.

Outro modelo destacado no encontro de prefeitos foi o de Los Angeles, nos EUA. Além de incentivar o uso e produção de carros elétricos, a cidade possui 2.300 ônibus movidos a gás natural e tem faixas exclusivas para carros com mais de uma pessoa. Dar preferência para veículos com mais de uma pessoa é uma medida adotada ocasionalmente em São Paulo, mas deve se tornar permanente nas próximas semanas, segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que ainda afirmou que estuda como tornar a ciclovia funcional também durante os dias da semana. Em Los Angeles é possível pagar cerca de 2 dólares a mais na conta para receber energia de fonte renovável, como a eólica.

David McNew/Getty Images/AFP

O pedágio urbano, que causa bastante polêmica, foi apontado na C40 como solução para combater o aquecimento global e as emissões de gases do efeito estufa. Londres, Estocolmo e Tóquio já aderiram. A ideia é taxar a circulação de veículos em áreas da cidade. Londres introduziu em 2003 o que chama de London congestion charge  que cobra para que veículos entrem no centro da cidade. Reuters/Russell Boyce

São Paulo foi escolhida para abrigar o encontro que ocorre a cada 2 anos entre os prefeitos das maiores cidades do mundo por estar engajada com o meio ambiente. O rodízio, o programa Cidade Limpa, a reciclagem de lixo e a ciclovia são apontados como iniciativas verdes da cidade, mas os aterros de São João e Bandeirantes chamaram a atenção. No lugar dos aterros, a prefeitura capta o gás que sai dos resíduos (normalmente dióxido de carbono e metano, dois dos principais gases causadores do efeito estufa) e o transforma em energia. Como também evita o envio de gases para o ambiente, é possível receber créditos de carbono. O dinheiro recebido foi aplicado nas regiões próximas aos aterros. Pierre Duarte/Folhapres

AFP/CHOO YOUN-KONG/cyk/fl/eh

 

Vem de Chicago o exemplo de usar luzes LED em semáforos da cidade. A medida economizou o gasto de energia em 85% ao ano. Os semáforos com luz LED já são usados em Belo Horizonte.

O ótimo sistema de transporte público de Nova York é um dos principais pilares da proteção do meio ambiente. O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, disse que usa o metrô para se locomover. Além disso, a cidade possui diversos parques. São Paulo e Nova York também assinaram um acordo de colaboração em projetos para a defesa do meio ambiente.